domingo, 26 de abril de 2009

Um Momento - Um Pensamento

Com um sorriso na cara, e com uma voz simpática, Magueti, como gosta de ser tratada, lá desabafou um bocadinho...
Magueti, faz a Feira de S. Martinho, com o Artesanato do Senegal. Com um ar de revolta, sente que tratou das coisas a tempo e horas, para ter um lugar de jeito na feira, mas diz que a enfiaram num “buraco”.
O tom de voz altera-se, quando diz que durante a semana, tem que tirar tudo do espaço, onde vende, e só ao fim de semana pode voltar.



“Sinto-me discriminada! Porque será que as minhas “amigas brancas”, conseguiram lugar por toda a Feira de S. Martinho?” Questionava... E insistia em dizer, que “só pode ser descriminação.”
“Eu estou legal. Pago os meus impostos. Não serei igual ás outras pessoas? Tenho sentimentos, tenho cor, mas sou igual, porque sou Ser Humano, tão valioso como um branco...”
Finalizou: “Agora que já disse tudo, podes tirar uma foto se quiseres...”
Sorridente, simpática e brincalhona, não quiz que eu lhe tirasse apenas uma foto, mas sim várias, afinal sentiu-se bem a desabafar e talvez também tivesse sentido da minha parte, que não há qualquer preconceito a outra raça.
Agora, pergunto-me: Sendo, 2008, o Ano Intercultural, será que a Sociedade estará a agir correctamente?!...

1 comentários:

Teresa disse...

Ana,
Obrigada pelo comentário na Gota, num post muito especial. Obrigada pelas palavras amigas de quem entende a dimensão da perda.

Grande beijinho.

Enviar um comentário

 

PerSensis © 2009. PerSensis :: Converted by Randomness