quarta-feira, 29 de abril de 2009

Navegando...


segunda-feira, 27 de abril de 2009

À Descoberta...




domingo, 26 de abril de 2009

Um Momento - Um Pensamento

Com um sorriso na cara, e com uma voz simpática, Magueti, como gosta de ser tratada, lá desabafou um bocadinho...
Magueti, faz a Feira de S. Martinho, com o Artesanato do Senegal. Com um ar de revolta, sente que tratou das coisas a tempo e horas, para ter um lugar de jeito na feira, mas diz que a enfiaram num “buraco”.
O tom de voz altera-se, quando diz que durante a semana, tem que tirar tudo do espaço, onde vende, e só ao fim de semana pode voltar.



“Sinto-me discriminada! Porque será que as minhas “amigas brancas”, conseguiram lugar por toda a Feira de S. Martinho?” Questionava... E insistia em dizer, que “só pode ser descriminação.”
“Eu estou legal. Pago os meus impostos. Não serei igual ás outras pessoas? Tenho sentimentos, tenho cor, mas sou igual, porque sou Ser Humano, tão valioso como um branco...”
Finalizou: “Agora que já disse tudo, podes tirar uma foto se quiseres...”
Sorridente, simpática e brincalhona, não quiz que eu lhe tirasse apenas uma foto, mas sim várias, afinal sentiu-se bem a desabafar e talvez também tivesse sentido da minha parte, que não há qualquer preconceito a outra raça.
Agora, pergunto-me: Sendo, 2008, o Ano Intercultural, será que a Sociedade estará a agir correctamente?!...

Cultura Africana



A Cultura de um País, é formada pela cultura de cada um dos seus habitantes.
África, é um continente de grande diversidade cultural.
Podem-se perceber grandes diferenças, nas suas raças, origens, costumes, religiões etc....
Os africanos prezam bastante a cultura deles. Acreditam também que o homem precisa de respeitar a natureza, a vida e outros seres. Têm rituais que são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em momentos importantes da Vida e na Integração dos Seres vivos.






A aprendizagem da Língua Portuguesa, com as Línguas de Angola, é uma necessidade pedagógica e uma necessidade política de grande importância.
Para além das diferentes Identidades Culturais, a Língua Portuguesa, tem um papel importante de carácter pedagógico e cultural.
O Futuro da Angola começou com o objectivo principal a Paz.
Por mais rico que seja Portugal, constróiem-se diariamente instituições escolares e formadores que venham a existir em número, em qualidade, para que em qualquer parte do Mundo, o Homem Angolano, seja e continue a ser sempre um Elemento de Forças.
Muito mais há para dizer e conhecer sobre a Cultura Africana...





Identidade Intercultural

Identidade, defino-a como uma necessidade íntima.
Implica um processo de diálogo com vista à recriação e reconstrução.
Poderá ser entendido como um processo de manutenção de determinados traços culturais e das relações que eles estabelecem com outras características culturais diferentes.





O ano 2008, foi o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, promovido pela Comissão Europeia, que tem como objectivo, construir-se um Agora em que Todos se sintam Iguais.
É uma Força, que visa possibilitar o estabelecimento de laços interculturais e de Diálogo, que ajudem à inter-compreensão, quer dos indivíduos, quer da sociedade, de maneira a que haja um desenvolvimento Humano e Social.
É um ano, em que através do Diálogo Intercultural se encoraja e sensibiliza todos os indivíduos a explorar e a respeitar todas as diferenças culturais, pois só assim se poderá desenvolver uma Cidadania Europeia activa, aberta ao Mundo, respeitando a diversidade cultural, baseada em valores comuns.
Portugal tem uma Riqueza Cultural, e a oportunidade de aprender com as diferentes tradições culturais.
Nenhuma Cultura pode ser independente de outras, nem se pode achar superior a outras culturas, só assim poderá existir uma União Perfeita Intercultural.



Para que exista a União Perfeita Intercultural, não poderá haver discriminação.
Todo o Indivíduo, tem o direito de não ser obejecto de discriminação, apenas porque pertencem a um grupo étnico, distinto.
Há que acabar com a discriminação.
Respeitar as diferenças e promover tratamento igual entre culturas
.

sábado, 25 de abril de 2009

Cultura/Culturas

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo e metabiológico criado pelo homem. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.












Conceitos


* Ciências sociais - (latu sensu) é o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, etc., bem como à sua perpetuação pela transmissão de uma geração à outra.

* Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes... isto é, têm padrões culturais distintos.

* Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por seu turno, em biologia uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópicos) para fins determinados (por exemplo: estudo de modos de vida bacterianos, estudos microecológicos, etc.). No dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como “alta cultura”, e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar). Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.

* Antropologia - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc.). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.







A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios – ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações. A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição a elementos que constituiriam o ser humano; a falta de um destes elementos (por exemplo, a supressão de um aspecto da cultura) causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.

Além disso a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.

Um exemplo de vantagem obtida através da cultura é o desenvolvimento do cultivo do solo, a agricultura. Com ela o homem pôde ter maior controle sobre o fornecimento de alimentos, minimizando os efeitos de escassez de caça ou coleta. Também pôde abandonar o nomadismo; daí a fixação em aldeamentos, cidades e estados.

A agricultura também permitiu o crescimento populacional de maneira acentuada, que gerou novo problema: produzir alimento para uma população maior. Desenvolvimentos técnicos – facilitados pelo maior número de mentes pensantes – permitem que essa dificuldade seja superada, mas por sua vez induzem a um novo aumento da população; o aumento populacional é assim causa e conseqüência do avanço cultural .




 

PerSensis © 2009. PerSensis :: Converted by Randomness